Procurar algum assunto
Dúvidas sobre exames?
Esclareça suas dúvidas
Quer falar com o LACLE?
Sugestões, reclamações, elogios..
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique recebendo as novidades do site.
SAÚDE
Imprimir   Envie por email
Mastalgia ou dor nas mamas

O que é Mastalgia?

Mastalgia ou dor nas mamas é uma anormalidade benigna muito frequente. As mulheres poderão sentir dores nas mamas, no período periovulatório (meio do ciclo), no período pré-menstrual ou em qualquer fase do ciclo se tiver processo inflamatório nas mamas ou até mesmo algum tumor ou cistos mamários.

A Mastalgia atinge mulheres em que faixa etária?

A dor mamária é queixa comum, entre 30% e 70% das mulheres em alguma fase da vida. Em mulheres brasileiras, entre 17 e 45 anos, a prevalência da mastalgia foi de 66,2%, sendo que 60,9% das mulheres apresentam mamas pouco dolorosas, 4,6% mamas moderadamente dolorosas e somente 0,8% mamas intensamente dolorosas.

A Mastalgia é sintoma de câncer?

A mastalgia é mais comum em mulheres antes da menopausa e isolada raramente é câncer, devendo-se reservar o uso de exames de imagens para mulheres que preencham outros critérios para a neoplasia.

Em alguns casos, não fica claro se a dor está sendo causada pelo câncer ou se o sintoma motivou um exame que acabou por encontrar uma neoplasia assintomática.

Qualquer que seja a queixa nas mamas, será muito importante a mulher procurar seu ginecologista.

Quais tipos de Mastalgias existentes e suas causas?


CÍCLICA - Os sintomas vêm e vão com a época do mês e constituem um fenômeno rotineiro na vida de muitas mulheres, sentem mais suas mamas ou por sentí-las cheias, pesadas e desconfortáveis ou porque ficam cheias de nódulos e mais sensíveis, geralmente cerca de três a sete dias antes do início de sua menstruação. Verificou-se que na dor cíclica as mulheres têm algum tipo de anormalidade no nível de certos ácidos graxos essenciais no sangue.

NÃO CÍCLICA- Verificada geralmente em mulheres mais velhas, com média de idade de 43 anos. Pode originar-se na própria mama, nos músculos e costelas sob a mama e em tecidos fora da mama. Geralmente as mulheres referem-se a esse tipo de dor como uma queimadura ou estiramente, mas às vezes pode ser do tipo penetrante.

Qual tratamento para a Mastalgia?

Em primeiro lugar, há necessidade que o médico exclua, por exame físico detalhado e pelo emprego dos métodos de imagem, a presença de tumor. Existe uma grande variedade de medicamentos disponíveis, sobretudo o ácido gama linolênico, mais ativo na mastalgia cíclica e, praticamente, desprovido de efeitos colaterais. Seu médico é a pessoa indicada para a prescrição da medicação a ser utilizada.

::DICA::

Ao escolher um sutiã, certifique-se que ele tenha alças ajustáveis e lhe dê um suporte correto.

Mais saúde logo abaixo: